sexta-feira, 9 de novembro de 2012


   O halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. 
   O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado. Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do halloween, assim, alguns brasileiros, localizados em São Luiz do Paraitinga, cidade paulista, decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween. A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e comemorada.
   Apesar de todo o esforço da imprensa em destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam festejar a data. É uma festa celebrada por poucos. No Rio de Janeiro as manifestações são caracterizadas por placas espalhadas pela cidade opondo tal prática e ainda em pedido ao retorno das considerações brasileiras, isto é, dar valor e importância às crenças nascidas no país, deixando manifestar o patriotismo dentro de nossa cultura.





































   Com a sangria do primeiro barril de chope foi aberta a 27ª Festa Nacional  do Marreco, a Fenarreco. O evento segue ate o dia 21 no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. A festa mais gostosa do Brasil, como diz o slogan, é o principal evento da sede e integra o calendário das festas de outubro em santa Catarina.  
   Na primeira noite a grande surpresa foi a presença do publico, superando o que ocorrera na edição do ano passado. Algo que deixa a organização com a expectativa de superar antes do previsto o numero de visitantes.  
   Logo após o ato de abertura o publico caiu na folia. Ao som das bandinhas, a Fenarreco mostrou a que veio. A empolgação do publico é outro item que é notório no decorrer dos últimos anos. A secretaria de turismo credita isso ao trabalho que vem sendo desenvolvido para reascender a paixão do brusquense pela Fenarreco.   
   Com tamanho sucesso na noite de abertura não há como dizer que a 27ª Festa Nacional do Marreco vai ser, sim, a melhor de todos os tempos...

            Alunos e Professor do E.E.B Feliciano Pires, ensaiando as músicas para o desfile e abertura da festa da Fenarreco 2012.