sexta-feira, 19 de julho de 2013

Festa Junina de 2013

Nossa festa junina foi simplesmente sensacional. Superou todas as expectativas. Veja fotos e filmes deste evento de todas as apresentações e de momentos de descontração no facebook da escola clicando aqui



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ensino Médio do Feliciano Pires Apreciam Música Erudita.


Alunos do Ensino Médio, período noturno, têm oportunidade de conhecerem e apreciarem espetáculo de música erudita: Octeto do Polyphonia Khóros, de Florianópolis (SC), que se apresentou no Teatro do CESCB do dia 27.06.2013, numa promoção feita pelo SESC.
 
Aplausos aos profs. Kamille, Aldo e Roseli por proporcionarem este evento aos alunos.









“Brincadeira de criança, como é bom, como é bom...”

Em meados do mês de junho/2013, em parceria com o SESC, com o projeto Brincadeiras Cantadas, os alunos dos 4ºs anos têm momento planejado para resgate de brincadeiras infantis tradicionais, como “escravos de Jó”, “trenzinhos”, “adoleta”, entre outras cantigas que promovem a socialização, coordenação motora e a diversão, dando continuidade ao trabalho iniciado pelas profªs Kamille, Carina e Fernanda.








PRATO DO DIA: LEITURA, ALIMENTO ESSENCIAL PRA TODO DIA.

Alunos dos 4ºs anos, acompanhados pelas profªs Kamille, Carina e Fernanda, visitaram a Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, no dia 26/06/2013.


Recepcionados e guiados pela bibliotecária Kátia Costa, os alunos participaram de vários momentos: conheceram o espaço e acervo da biblioteca, assistiram ao filme “A menina espantalho”; criaram ilustrações; conheceram a leitura em Braylle, com Sid; bateram papo com o historiador Alisson, ouviram contos, leram exemplares escolhidos pelos próprios alunos e, claro, fizeram aquele lanchinho.














Quem canta, os males espanta

Tem aula toda semana. As fotos são do dia 19.06.2013 onde contaram com a participação do professor de canto Valmir Coelho Ludvig.

“Quem canta, os males espanta.”


Alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamenta, durante aula de Canto, clicados pela Profª Kamille.


Os alunos têm oportunidade de conhecer músicas de qualidade e enriquecer sua formação cultural. 


Lá, lá, lá...lá, lá,lá...






FESTANÇA JUNINA E MUITO MAIS EM JULHO/2013

Festa Junina
10.07 (quarta-feira): Noturno
11.07 (quinta-feira) 
- Matutino: Séries Finais e Ensino Médio
- Vespertino:  Séries Iniciais

Família na Escola
 24.07 (quarta-feira): 08:30 às 11:30 e 14:00 às 17:00
 Aguardar a programação.


Recesso (férias) para os Alunos 25.07 a 04.08






quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um pouco da História da E.E.B. Feliciano Pires


Já são 113 anos de educação e história, pois foi na vila de Brusque, em 1900, que começou a funcionar a Escola Pública Isolada do sexo masculino e  Escola Pública Isolada do sexo feminino, em classes distintas, porém no mesmo prédio e tendo matrículas, menos de 5% da população juvenil, que devido as atividades da comunidade abandonavam os estudos por causa do emprego. 


Com a política da nacionalização de ensino foram criadas em Brusque “As Escolas Reunidas” através do decreto  nº 1026 de 16 de junho de 1917, assinado pelo então governador Felipe Schimidt, suprindo as duas escolas isoladas existentes e tendo como diretor o Sr. Guilherme Wielhorn Filho.

Foto do prédio com alunos devidamente uniformizados


A antiga escolinha em 1917 deu lugar a um edifício de alvenaria com dois pavimentos, de quatro salas, dois gabinetes e duas saletas, extenso pátio e galpão aos fundos. Situava-se majestosamente, na atual Rua Rodrigues Alves.


No ano de 1918, a população brusquense vê concretizada a promessa do inspetor de Ensino ao criar o Grupo Escolar “Feliciano Pires”, criado pelo decreto nº 1200 de 11 de fevereiro de 1919, assinado pelo então governador Hercílio Pedro da Luz. Entretanto, as atividades continuaram sendo desenvolvidas nas Escolas Reunidas até 1º de setembro do mesmo ano, quando se deu a inauguração oficial do Grupo, durante a semana de comemorações da Pátria.


O nome FELICIANO PIRES foi uma homenagem ao catarinense Feliciano Nunes Pires. Esse ilustre cidadão, desde muito jovem demonstrou gosto pelo magistério e facilidade para o aprendizado das línguas, área em que se tornou professor, foi o único catarinense nomeado presidente e efetivo da província de Santa Catarina, árduo administrador, realizando brilhante trabalho voltado a cidadania.

 




Grupo Escola Feliciano Pires
Pintura e iniciativa da obra: professora Claudia Rieg Baron.
Tela:  doação da APP da Escola.
Moldura:  doação de Roseli Padoani,  professora da biblioteca.
Imagem de 1920 que serviu para transformar a mesma em uma obra de arte: é do museu "Casa de Brusque".

Grupo Escola Feliciano Pires - Imagem de 1961


Antes da reforma



Outra imagem da escola em outro ângulo

Escola de Educação Básica Feliciano Pires 

Se desejar ver como a nossa escola ficou depois da reforma acesse aqui.






terça-feira, 2 de julho de 2013

Visita ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim

No início do mês de junho/2013, alunos dos 4ºs anos visitaram o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, que fica no bairro da Azambuja.

As profªs Kamille, Carina e Fernanda, prepararam esta visita para complementar os estudos sobre a Colonização de Brusque e sua Formação territorial, social e cultural.
 Se desejar saber mais informações sobre o museu, acesse aqui.

Fotos da Turma I









 Fotos da Turma II