sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Roteiro do Intercambio Cultural Brasil, França e Espanha


A professora Ana Maria Quinoto Imhof, lotada na Escola de Educação Básica Feliciano Pires de Brusque participou de um intercambio cultural no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2013, na França (Paris) e na Espanha (Barcelona, Girona e Figueres). O grupo era composto por 10 pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau, programa PPGECIM (mestrado em ciências naturais e matemática)

O objetivo foi conhecer a cultura das pessoas que fazem parte da região, seus avanços científicos, sua forma de ver a educação básica.

Em Paris tiveram a oportunidade de visitar diferentes bairros, onde se fez a observação  dos mesmo partindo de um princípio social. No aspecto científico visitou museus, galerias de artes, com objetivo de integrar ciências e arte, na educação básica.

Em Barcelona, nos dias 05 a 08 de setembro, participaram de encontros com profissionais do grupo GIAD (grupo de investigação e assessoria didática da UB). O objetivo da visita, foi o intercambio na base de projetos da rede RIEC (rede internacional de Escolas Criativas), em que a professora faz parte do grupo. A reunião aconteceu na Universidade de Barcelona, juntamente com um grupo de pesquisadores mexicanos. Na ocasião visitaram-se duas escolas que trabalham no modelo de eco-formação, e despertar a criatividade nos alunos.

A primeira escola era uma escola de educação infantil de 0 a 03 anos de idade. A outra atende alunos de 03 anos a 12 anos.  

Nos dias 09 a 12 setembro, a professora e os demais integrantes do grupo participaram do 9o Congresso Internacional sobre Investigação em Didática das Ciências na Universidade de Girona. No dia 11 a professora Ana Maria juntamente com a professora Dra. Vera Lúcia de Souza e Silva apresentaram o trabalho de pesquisa intitulado “Contribuições dos princípios da complexidade no processo de aprender biologia na formação inicial de professores.

No dia 12 antes do retorno se dirigiram a Figueres (Figueira) para uma visita ao museu Salvador Dalí.

As trocas com os pares e com a cultura regional, foi muito proveitosa no pensar a Educação do século XXI, uma educação baseada na alfabetização científica, na eco-formação e na criatividade.


Visita a torre Eiffel – Paris, França



apresentando trabalho na Universidade de Girona - Espanha

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Feliciano Pires servirá de alojamento para JESC

Acontece em Brusque no período de 24 a 28 de setembro a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC).

A nossa escola será cedida para alojamento de uma ou duas delegações, que por conta disto o nosso calendário de aulas fica assim definido:

- segunda-feira (23): aula normal para os TRÊS PERIODOS;

- terça-feira (24): aula normal SOMENTE para o PERIODO MATUTINO;

 - segunda-feira (30): CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO.

Portanto NÃO HAVERÁ aula a partir do dia 24.09.2013 à tarde até dia 30.09.2013, RETORNANDO  às atividades  normais no dia 1º de outubro (terça-feira).

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Feliciano Pires Conquista Premio!


Aconteceu em Nova Trento, na EEB Francisco Mazzola, durante todo o dia 13.09.2013, a etapa regional da “VII Feira Regional de Matemática e V Feira Regional de Ciência e Tecnologia”.  O principal objetivo é possibilitar ao aluno a criação de trabalhos sobre assuntos de seu interesse, para descobrir e construir o conhecimento matemático de forma ativa, criativa e dinâmica, além de estimular o raciocínio lógico e mental do aluno.

A EEB Feliciano Pires participou com dois trabalhos. Um foi  o “Matematicamente Estudando a Bicicleta” da turma do 3º ano III (matutino) do Ensino Médio, representado pelas alunas Ana Carolina Pruner  e Taiane Ribeiro Flor, com orientação da professora Sandra Denise Floriani. O  outro trabalho foi “As engrenagens da Matemática  com a Arte Abstrata” da turma do 6º ano II (vespertino) do Ensino Fundamental, representado pelas alunas Maabia Caroline Cardoso Pedreira da Silva e Fernanda Cristina da SIlva, com orientação da professora Claudia Rieg Baron.

Toda a comunidade estudantil , corpo docente e direção da EEB Feliciano Pires parabeniza a todos os participantes visto que ambos os trabalhos foram premiados. O trabalho “As engrenagens da Matemática  com a Arte Abstrata” recebeu Menção Honrosa. Já o trabalho “Matematicamente Estudando a Bicicleta” recebeu o prêmio Destaque, que deu o direito de participar da fase estadual em Ituporanga, nos dias 16, 17 e 18 de outubro.
Trofeu Destaque ganhado pelo trabalho Matematicamente Estudando a Bicicleta


Trabalho “As engrenagens da Matemática  com a Arte Abstrata”

Alunas Ana e Taiane com professora Sandra

Diretora Mari e aluna Ana

Aluna Taiane e diretora Mari

Alunas, professora orientadora e eiretora com o troféu conquistado
 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Música e Músicos no Feliciano Pires


A Escola de Musica CESCB (Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque) hoje (11.08.2013) pela manhã  fez uma apresentação musical aos alunos da EEB Feliciano Pires. O objetivo da apresentação foi despertar nos alunos o gosto pela música e convidá-los para participarem de cursos inteiramente gratuitos.  O projeto cultural se consiste em aulas gratuitas que acontecerão na nossa escola, na EEB Santa Terezinha e na EEB D.João Becker.

Aqui no Feliciano Pires terão aulas dos seguintes instrumentos musicais: violino, violoncelo, contrabaixo, trompete, trompa e trombone. As aulas acontecerão sempre à tarde das 13:30 horas às 17:15 horas em todas as terças-feiras para os instrumentos de cordas e nas sextas-feiras para os instrumentos de sopro.

IMPORTANTE: para as aulas, os instrumentos são cedidos aos alunos pela própria escola de música sem nenhum custo.

Você que gosta de algum dos instrumentos acima citados, APROVEITE, pois esta oportunidade não é sempre que aparece.
Para saber um pouco mais a respeito da Escola de Musica CESCB acesse aqui.

Veja algumas fotos:




terça-feira, 10 de setembro de 2013

Homenagem a Independencia do Brasil

Neste sábado (7 de setembro de 2013) a EEB Feliciano Pires fez a Homenagem à  Independência do Brasil. Não foram muitos os alunos presentes, mas em nada a homenagem ficou prejudicada.  O início foi marcado com o Hino Nacional Brasileiro cantado na entrada da escola junto às bandeiras hasteadas. Depois teve apresentações artísticas de alunos e finalmente um torneio de futebol de salão entre as turmas do ensino médio.

Professores e alunos cantam o Hino Nacional Brasileiro

Alunos  do 4.ano fazem a sua homenagem

Alunas tocam e cantam

Alunos do curso de flauta da  professora Cláudia

Alunos dos 1 º e 2º anos do Ensino Fundamental

 
Alunos dos 1 º e 2º anos do Ensino Fundamental

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curso de Desenvolvimento de Games

 O curso de desenvolvimento de games tem sua produção motivada por um conjunto de demandas e é destinado exclusivamente para alunos do Ensino Médio. Desde inserir alunos da escola pública em sistemas de aprendizagem colaborativo em redes virtuais até promover a cultura da produção tecnológica e não só o uso de tecnologias. A proposta do curso tem como base a apropriação pelos alunos dos princípios da ciência da computação científica e para isso articula conteúdos da matemática e da física nos exemplos básicos de simuladores que serão utilizados na construção de jogos durante o curso. O curso de desenvolvimento de games será ofertado 100% a distância, pela internet.
Não haverá tutoria aqui no Estado, sendo assim, a iniciativa e participação é totalmente de responsabilidade do aluno. Para maiores informações acesse aqui.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Conferência do Meio Ambiente no Feliciano Pires

Os Sétimos e Oitavos anos do Ensino Fundamental, vespertinos e matutinos,  participaram da Conferência do Meio Ambiente nos dia 03 e 04 deste mês, como parte integrante da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo da conferência é de criar a consciência de cuidar do meio ambiente e despertar a importância dele fazer a sua parte. A conferência foi aberta pela diretora da escola, Sra. Mari. Tivermos como palestrantes,  os professores Tiago (Química), Kadú e Márcia (Química).  

A partir de agora serão desenvolvidos projetos na escola que valerá participação na próxima etapa que será regional. Vencendo esta etapa terão ainda as etapas estadual e nacional.

A nossa escola tem projetos muito interessantes que vale a pena todos participarem.


 




Semana da Pátria

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Neste ano de 2013 (sábado), em comemoração a Independência do Brasil, haverá:
1) Homenagem Cívica;
2) Exposição de trabalhos e
3) Torneio esportivo para os alunos do Ensino Médio.

Veja maiores detalhes sobre a Independência do Brasil aqui



No dia 2 de setembro de 2013, deu-se início as comemorações da Semana da Pátria na EEB Feliciano Feliciano Pires. No saguão, as 8 horas da manhã, todos os alunos e professores cantaram o Hino Nacional.